ou
Artistas Playlists Entrevistas Assessorias

Pedaço de Minha Vida: o legado insuperável de Matogrosso & Mathias!

Matogrosso & Mathias

Luiz Felipe Rocha
16/10/25 | 17h25

A partir do dia 17 de outubro, chegam a todos os aplicativos de música e no canal oficial no YouTube as primeiras faixas de “Pedaço de Minha Vida”, obra que celebra meio século da história de Matogrosso & Mathias. Mais do que um álbum, trata-se de um tributo à verdadeira música sertaneja e a dois artistas que atravessaram gerações, permanecendo no topo ao interpretar canções eternas que marcaram a vida de milhares de fãs.

Gravado na Vibra São Paulo, em agosto de 2025, o projeto reuniu a elite do gênero em uma noite grandiosa — à altura de quem se consagrou como estrelas do sertanejo. O repertório, formado apenas por clássicos, ganhou vida na sintonia perfeita entre João Batista Bernardo (Matogrosso) e Rafael Belchior (Mathias), conduzindo o público a uma viagem inesquecível pela memória afetiva da música brasileira.

No dia 17 de outubro, o público recebe o primeiro EP do projeto, com as canções “Pedaço de Minha Vida” feat. Chitãozinho & Xororó, “O Matuto”, “E Aí” e o medley “Pai Tião”/“Volte Amor”.

Originalmente lançada em 1976, “O Matuto” integrou o álbum de estreia da dupla pela gravadora Continental/Chantecler e rendeu aos cantores o primeiro disco de ouro. Escolhida para abrir “Pedaço de Minha Vida”, a faixa resgata o início de uma trajetória vitoriosa em um momento simbólico: Matogrosso, em pleno vigor, surge no alto, vencendo o próprio tempo, para depois se unir a Mathias no palco, em um encontro marcado pela emoção. Além de intérprete, Matogrosso também assina a composição da canção, que revisita suas origens no lendário Café dos Artistas, reduto de talentos consagrados e de sonhadores que ali buscavam espaço.

“Estar no palco depois de tantos anos e ainda sentir essa mesma emoção é um presente! Cada música desse projeto é um pedaço da minha vida e da vida de todos que me acompanham. ‘Pedaço de Minha Vida’ é mais do que um DVD, é um reencontro com a nossa própria história,” diz Matogrosso.

E coube a Chitãozinho & Xororó a participação na faixa que batizou o álbum. “Pedaço de Minha Vida” é uma daquelas canções que já nasceram para viver na eternidade. Lançada em 1978, a composição apaixonada carrega a identidade única de Matogrosso & Mathias. O encontro de duas das maiores duplas da história da música sertaneja resultou em uma performance emocionante, carregada de simbolismo e afeto.

“Quando recebemos o convite para regravar ‘Pedaço de Minha Vida’ com nossos amigos Matogrosso & Mathias, não pensamos duas vezes”, conta Chitãozinho.

A canção, que reflete sentimentos profundos de amor e entrega, se transforma em um verdadeiro hino quando quatro vozes históricas se unem no mesmo palco, eternizando o valor da amizade e da trajetória construída ao longo de décadas.

“Essa canção é um verdadeiro clássico do sertanejo, e poder dar uma nova identidade a ela, sem perder a essência tão bonita que já carrega, foi uma honra. Ainda mais neste momento especial, celebrando os 50 anos dessa dupla que sempre admiramos e respeitamos”, completa Xororó.

Com “E Aí”, a dupla reafirma sua jovialidade e a capacidade de renovar constantemente o público. A canção, que integrou o projeto de 40 anos – Ao Vivo em Brasília –, ganhou em 2016 uma parceria especial com Gusttavo Lima, já ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações no YouTube.

Encerrando o primeiro EP, o medley de “Pai Tião” (1996) e “Volte Amor” (1984) ressurge carregado de paixão, essência que sempre foi a marca registrada de Matogrosso & Mathias.

“Cresci ouvindo as canções que hoje tenho a honra de interpretar ao lado do Matogrosso. Esse projeto representa tradição e renovação, porque celebra o passado sem deixar de olhar para o futuro. É uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma alegria imensa dividir esse momento com o público e ao lado do meu grande ídolo,” completa Mathias.

Comentários